SINPMA questiona a concessão de Bolsa Universitária por parte da Administração Municipal

Em recente reunião por parte da administração municipal e dirigentes de instituições de ensino superior de Anápolis, foi proposto a concessão de bolsas universitárias para cerca de 500 alunos e com previsão de ser implantado já no início de 2019.

Frente a esta informação publicada no próprio site da Prefeitura de Anápolis, além de questionar a ação administrativa municipal nas suas plataformas digitais, o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (SINPMA) elaborou um documento que foi apresentado ao Poder Executivo, para que de forma oficial, possa questionar o suposto projeto que a atual administração pretende implantar em Anápolis.

A presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, explica que os municípios são responsáveis pela educação infantil e o ensino fundamental, prioritariamente os anos iniciais, compartilhado com o Estado os anos finais. Já o Estado tem a obrigação com o ensino médio e a União tem a responsabilidade com o ensino superior.

“Tendo em vista que o município tem as suas competências e suas obrigações legais, nós temos cerca de três mil crianças fora da escola, que precisam desse atendimento, como a Constituição Federal as garantem, a LDB também as garantem, assim como o Conselho Municipal através das suas resoluções garante que essas crianças tenham esse atendimento em Anápolis plenamente na modalidade de educação infantil, porém o prefeito pretende dar bolsas de estudo, sendo que ele não atende na sua totalidade primeiramente o que lhe é de sua obrigação legal”, ressaltou a presidente.

De acordo com a profª Márcia Abdala, a atual administração está pulando etapas e se esquivando das suas responsabilidades principais e que são exigidas por Lei.

“O que percebemos é que o município está pulando uma etapa, ao invés de atender em sua plenitude primeiramente a sua obrigação, para depois pensar em conceder bolsas de estudos para estudantes universitários, o que não é da sua responsabilidade”, acrescentou a presidente.

#SINPMA

Sinpma – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis

Nenhum de nós e tão forte como todos nós juntos!

Filiado a:

Links úteis:


Assine nossa newsletter