SINPMA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Na manhã desta quinta-feira (1º/07), o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA) participou de um debate promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com o tema: “Retorno às Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino em Contexto de Pandemia”. A iniciativa contou com a presença da mediadora, Profª Virgínia Melo; o médico infectologista, Dr. Marcelo Daher; e demais representantes do SindiAnápolis e o Sinpror.

Durante sua explanação, a presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, disse que a pandemia da Covid-19 está afetando todos os países do mundo. “O enfrentamento dessa situação está dependendo de como cada país está encarando esse problema
e no Brasil, temos presenciado um fracasso de muitas ações, inclusive vindo por parte do Governo Federal”, destacou a presidente.

A presidente do SINPMA optou por fazer uma colocação em cronologia do tempo, demostrando, desde o início da Pandemia na cidade, a preocupação dos professores da Rede Municipal por um posicionamento e uma linha de trabalho a ser seguida.

“No dia 15 de março/2020, foi decretado o momento de Pandemia em Anápolis. No dia 17 de março/2020, o SINPMA encaminhou um ofício à SEMED, solicitando a criação da Comissão do Comitê de Crise da Educação e a categoria ficou sem resposta até o dia 08 de maio/2020, ou seja, após 52 dias sem posição e no dia 29 de maio/2020 foi
definido sobre o retorno das aulas remotas, sem ser discutido como tudo aconteceria, apenas nos foi informado por essa nova modalidade de ensino. Após 80 dias sem aulas, ou seja no dia 08 de junho/2020, os professores voltaram para as salas de aulas de forma remota, sem nenhuma iniciativa da SEMED para preparar esses professores, apesar de inúmeras solicitações por parte do SINPMA”, explicou Márcia Abdala.

Ainda durante sua explanação, a presidente do SINPMA informou que agora uma terceira comissão foi composta para discutir sobre esse retorno presencial, mesmo já havendo uma segunda comissão pra tratar da mesma pauta e que esta havia deliberado apenas sobre o retorno das escolas particulares e nada havia sido tratado para as escolas municipais.

“No dia 20 de abril/2021 foi publicada uma Nota Técnica nº 007 que define os critérios para o retorno das atividades dos servidores imunizados. No dia 18 de maio/2021, os professores foram imunizados e no dia 11 de junho/2021 foi constituída a terceira comissão de elaboração do manual para retorno das aulas presenciais, com data determinada para o retorno das aulas para o dia 09 de agosto/2021. Frente a todo esse movimento, no dia 25 de junho/2021, o SINPMA oficializou uma denúncia ao Ministério Público para que ele se posicione quanto a esse retorno. Nossa posição é de que as aulas apenas retornem quando o esquema vacinal dos professores esteja completo. Preservar vidas, não é colocar as vidas em perigo. Todas as vidas importam”, afirmou Márcia Abdala.

Anápolis, 1º de julho/2021.

#SINPMA

Deixe um comentário

Sinpma – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis

Nenhum de nós e tão forte como todos nós juntos!

Filiado a:

Links úteis:


Assine nossa newsletter