Histórico


Histórico dos Sindicatos Representativos dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis – SINTEEA/SINPROANA/SINPMA

OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E DEMAIS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E REDE PRIVADA ERAM REPRESENTADOS PELO SINTEEA- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO DE ANÁPOLIS QUE COMEÇOU A FUNCIONAR COMO DELEGACIA DO SINPRO/GO: FUNDAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR.

  • 02/06/1988 – Se tornou Associação dos trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Anápolis, tendo como endereço a Rua Barão de Cotegipe nº. 53 – Centro. Foi criado um Estatuto e uma Diretoria própria. Presidente: Egmar José de Oliveira.
  • 14/12/1988 – A Fundação do SINTEEA. O código sindical foi publicado no D.O.U. de 20/11/1990 seção I  p. 22030 referente ao processo  de n° 24210.002007/90. Tendo como primeiro Presidente Egmar José de Oliveira.
  • 02/12/1989 – Tomou posse a diretoria eleita do SINTEEA Presidente: Egmar José de Oliveira e Vice – Presidente Jocilene dos Santos das Neves.
  • 25/07/1991 – Foi comprada a sede do Sindicato com o desconto de um dia trabalhado em folha de todos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Setor Público da Rede Municipal de Ensino e Setor Privado de Anápolis e Região sede situada a Rua Engenheiro Portela n° 897 – Centro – Anápolis/ Goiás.
  • 29/05/1992 – Assumiu à presidência, Jocilene dos Santos Neves, devido ao afastamento do Presidente Egmar José de Oliveira.
  • 23/10/1992 – Eleição sindical e reassumiu o posto de Presidente: Egmar José de Oliveira. No ano seguinte, 1993, Ação movida contra a recente fundação do SINPROR.
  • 28/06/1994 – Maria Gomes Pereira assumiu o cargo devido afastamento do Presidente Egmar José de Oliveira.
  • No ano de 1995 os Professores da Rede Municipal de Ensino e outros Professores da Rede Privada, se desligaram do SINTEEA, devido a criação do SINPROR e fundaram o Sindicato dos Professores de Anápolis SINPROANA.
  • 10 /10/1995 – Foi criado o SINPROANA Sindicato dos Professores de Anápolis e Assumiu a Presidência a Profª Ibrantina Pinheiro de Souza;
  • 28/03/1998 – Assumiu a Presidência do SINPROANA a Profª Nádia Maria Farias Vaz;
  • 22/06/2002 – Intermediado Pela FITEE (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) foi realizado um acordo no qual os Sindicatos SINPROR/SINTEEA E SINPROANA redefiniram as suas bases representativas ficando assim designados o SINTEEA representante dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino,Servidores Administrativos da Rede Municipal e Particular, o SINPROR representante dos Professores da Rede Privada e o SINPROANA Representante dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis.
  • 22/06/2002 – Foi eleita a junta governativa do SINPROANA , pela primeira vez dirigido somente por Professores da Rede Municipal de Ensino. Professores: Ibrantina Pinheiro de Souza, Marcos Bonfim Garcia, Jocilene dos Santos das Neves, Natalina V. de Carvalho, Esmeralda Antonia Soares, Marlene Faria de Oliveira, Maria Eunice de Sousa, Dina Lúcia Tonelini de Souza, Cristiane de Lima e Orcalina de S. Gonçalves.
  • 27/04 2003 – A justiça de Anápolis Cancelou o Registro Sindical do SINPROANA.
  • 20/08/2003 – Coordenado pela FITEE,(Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), apoiado pela CUT e SINPRO-Goiânia foi Fundado em Assembléia Geral dos Professores da Rede Municipal de Ensino na Escola Normal Profº Faustino o SINPMA – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis em substituição ao SINPROANA.
  • 20/08/2003 – Foi eleita a Junta Governativa do SINPMA com mandato de três anos, sob a presidência da Profª Jocilene dos Santos das Neves, Vice-Presidência Profª Veri da Aparecida de Carvalho Silva com a função estatutária de legalizar a nova entidade junto ao Ministério do Trabalho e realizar a primeira eleição direta para dirigir o SINPMA.
  • 20/10/2005 – O Ministério do Trabalho e Emprego Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação-Geral de Registro Sindical, expediu a Certidão de Registro Sindical do SINPMA, legalizando a Entidade representantiva dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis.
  • A junta governativa não somente legalizou o SINPMA, mas iniciou o trabalho de fortalecimento da Entidade, com a retomada da luta em prol dos direitos adquiridos e esquecidos pelas autoridades municipais. O SINPMA faz história na luta por uma educação pública de qualidade, pela valorização do magistério , condições digna de trabalho e pelos direitos dos profissionais da educação do Município de Anápolis .  
  • 19/06/2006 – 1ª Eleição direta para dirigentes sindicais do SINPMA .
  • 20/08/2006 – Tomou posse a 1ª diretoria eleita do SINPMA – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, Presidente Profª Jocilene dos Santos das Neves e Vice- Presidente Profª Veri da Aparecida Carvalho Silva.

Primeira Diretoria Eleita em junho de 2006

Jocilene dos Santos das Neves (Presidente)

Veri da Aparecida Carvalho Silva (Vice presidente)

Elizangêla Rodrigues de Lima ( Secretaria Geral)

Márcia Aparecida Gomes da Silva (Tesoureira)

Nilma Leonor de Souza (Diretora De Assuntos Educacionais e Culturais)

Istella Maria de Lima (Diretora de Assuntos Intersindicais e Institucionais)

Martha Batista de Lima (Diretora de Imprensa e formação Sindical)

Maria Eunice de Sousa ( Suplente da Diretoria)

Lucimara Cristina Borges da Silva (Suplente da Diretoria)

Eurides Espíndola Ataides (Suplente da Diretoria)

Ismênia Maria de França Soares (Suplente da Diretoria)

Fernanda Aparecida Castro Vitorino (Suplente da Diretoria)

Lázaro Moreira de Magalhães (Suplente da Diretoria)

Elizete Cristina França (Suplente da Diretoria)

Cristina de Souza Azevedo Faria (Conselho Fiscal Titular)

Valéria Tomé (Conselho Fiscal Titular)

Inezita Martins Ramos (Conselho Fiscal Titular)

Nilda Maria Ferreira Santana (Suplente do Conselho Fiscal)

Suelha Gomes de Moraes (Suplente do Conselho Fiscal)

Dione Caetano da Mota (Suplente do Conselho Fiscal)

Fátima Santana Macedo (Delegada Representante Efetiva)

Israel Cândido da Silva (Delegado Representante Efetivo)

Maria Cristina da Silva (Suplente de Delegada Representante)

Jane Regina Ferreira de Oliveira (Suplente de Delegada Representante )



Últimas notícias


Sinpma – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis

Nenhum de nós e tão forte como todos nós juntos!

Filiado a:

Links úteis:


Assine nossa newsletter