SINPMA trata de demandas em reunião com o secretário de Educação

SINPMA trata de demandas em reunião com o secretário de Educação

Na tarde desta terça-feira (29/08) a diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA) se reuniu com o secretário municipal de Educação, Alex Martins. Na oportunidade, as professoras Márcia Abdala (presidente do SINPMA) e Fabiane Santos (tesoureira do SINPMA) apresentaram as seguintes demandas da categoria: sistema de diários/migração dos dados, pagamentos das substituições, livro didático, merenda escolar, déficit de professores, progressões verticais e horizontais.

Segundo a presidente do SINPMA, a reunião foi positiva e que questionamentos feitos na última reunião, ainda no primeiro semestre, já possibilitaram colher resultados agora.
Sistema de Diários/Migração dos Dados
No dia 26 de junho, a diretoria do SINPMA se reuniu com o secretário de Educação e, na oportunidade, questionou-se um posicionamento da Pasta, que até então obrigava que os professores fizessem os seus respectivos diários nas planilhas, como é feito habitualmente e também a alimentação de um novo sistema que não está pronto, impondo que o professor fizesse o mesmo trabalho duas vezes.

“Essa semana, chegou a informação de que o professor só irá fazer a atualização do diário apenas uma vez, ou seja, irá continuar fazendo a sua planilha, sem ter a obrigatoriedade de fazer o mesmo trabalho duas vezes. Essa é uma vitória do SINPMA, pois trouxemos o óbvio para a gestão, a plataforma só pode ser implantada quando de fato estiver pronta e assim ser colocada em funcionamento na Rede Municipal”, explicou a prof. ª Márcia Abdala.

Pagamento das Substituições
Recebemos várias reclamações ao longo do mês de agosto, de alguns professores, que não tinham recebido o pagamento devido quanto as aulas de substituições ministradas no mês de junho. Durante a reunião, o SINPMA foi informado de que as substituições feitas em junho serão pagas em agosto e reforçamos o cuidado para que a situação não volte a acontecer, pois quem trabalha tem o direito de receber.

Livro Didático
O SINPMA questionou na reunião sobre o atraso na entrega das apostilas para os estudantes da Rede Municipal. Segundo a prof. ª Márcia Abdala, o menor prazo de atraso foi de 15 dias, o que ocorreu no segundo bimestre, porém já para o terceiro bimestre, que compreende os meses de agosto e setembro, o livro chegou essa semana, sendo que o mês de agosto praticamente já acabou.

“Questionamos como será a entrega das apostilas para o quarto bimestre. A previsão pelo documento é de que as apostilas deveriam ser entregues com 20 dias de antecedência do início do bimestre, o que não ocorreu. Questionamos também quanto ao planejamento da entrega desses materiais para o ano que vem e ainda como se deu a escolha desse material, pois sabemos que a escolha não foi feita pela assessoria pedagógica, nem pela equipe do currículo, tão pouco pelos professores”, salientou Abdala.

O SINPMA questionou também como está o planejamento da atual gestão para quando o fim do mandato chegar e como será a entrega ao futuro prefeito municipal sobre a situação dos livros didáticos, já que a Administração Municipal optou em não fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que compreendia na entrega gratuita dos livros para todos os estudantes do Ensino Fundamental e que tinham a duração de quatro anos para serem usados pelos estudantes nos municípios.
Merenda Escolar

O SINPMA recebeu várias denúncias quanto a qualidade e a falta de alimentos para compor a merenda escolar nas unidades para os estudantes. As denúncias foram apresentadas ao secretário durante a reunião e que relatou se tratar de um problema de gestão das próprias unidades escolares, pois quanto a gerência de merenda não tem tido nenhum contratempo, como relatado nas denúncias.

Déficit de Professores
Ainda durante a reunião, o secretário informou que 25 professores do cadastro de reserva foram convocados e que mais sete profissionais serão chamados também, como forma de suprir a questão de déficit na Rede Municipal de Ensino.

Progressões Verticais
Quanto às progressões verticais existem 42 vagas e que os processos já foram encaminhados para o Recursos Humanos da Prefeitura e agora a informação é de que estão aguardando a publicação no Diário Oficial.
Progressões Horizontais
Quanto às progressões horizontais, foram enviados 54 processos para a publicação no Diário Oficial, sendo que cerca de 40 processos estão em análise.

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