Retomado o diálogo: começam as negociações do Piso Salarial dos Professores

Retomado o diálogo: começam as negociações do Piso Salarial dos Professores

A reunião entre a diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (SINPMA) e o prefeito Roberto Naves aconteceu na manhã desta terça-feira (28/01), na sala de reunião do Gabinete do Prefeito. Esteve presente também a secretária de Educação do município, Sonja Maria Lacerda; alguns assessores municipais e a imprensa anapolina.

Depois de dois anos de um trabalho incansável quanto a solicitação, via ofícios, telefonemas, idas ao gabinete, e até mesmo via secretários municipais, para que houvesse a abertura para o diálogo entre o líder do Poder Executivo e os representantes oficiais da categoria, hoje foi retomada essa possibilidade.

Na abertura da reunião, a presidente do SINPMA, profa Márcia Abdala, entregou nas mãos do prefeito o ofício que cobra, da administração municipal, o cumprimento da reposição salarial dos professores, referente a data-base de janeiro, 12,84% (2020) contemplando também os demais percentuais que faltam a ser pagos: 3,75% (2018); 0,42% (2019), contabilizando o total de 17,55%.

Segundo a presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, a reunião de hoje demonstrou a importância e a força que o diálogo tem para superar os desafios e avançar no cumprimento das metas dos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Ainda de acordo com a presidente, a falta de comunicação entre o Poder Executivo com o SINPMA, nos últimos anos, prejudicou a valorização do professor e, consequentemente, comprometeu a qualidade do ensino público.

“Nos últimos dois anos só tivemos reajustes parciais, aquém do que era nossa data-base. Em 2019, foi encaminhado um Projeto de Lei para Câmara Municipal que determinava o repasse apenas do percentual previsto pela inflação do ano, sem sequer ouvir a categoria. A nossa função é exatamente esta, de cobrar do Poder Público o cumprimento da legislação”, explicou a presidente.

O SINPMA optou em não abordar pauta extensiva, apesar da demanda ser grande. O sindicato pontuou a questão do piso salarial, porque a data-base é agora em janeiro. Em contrapartida, o prefeito se comprometeu em trazer alguns números e apresentar numa próxima reunião, provavelmente na segunda-feira (03/02).

ASSEMBLEIA
Na oportunidade, convocamos a categoria para a Assembleia Geral, na próxima quinta-feira (06/02), às 18 horas (em segunda chamada), na sede SINPMA – Rua 7 de Setembro nº 817 – Centro.

Anápolis, 28 de janeiro de 2020.

#SINPMA