O Dia “D” de Paralisação realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis contou com a presença de cerca de mil profissionais da educação. O ato foi marcado para essa segunda-feira (09/05), durante a Assembleia Geral realizada no último dia 27 de abril, na sede do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA). A escolha deste dia, foi justamente por não ser um dia letivo, ou seja, não tem aula em nenhuma unidade de ensino nesta segunda.
A presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, disse que o movimento foi muito bom, apesar do assédio e da intimidação sofrida pelos professores, cerca de mil professores se fizeram presentes e contribuíram para um ato muito bonito.
“Passamos nossa pauta de reivindicação neste ato e a principal é a retomada do diálogo, pois sem ele não avançamos nos demais tópicos de luta. Estamos cobrando o reajuste de 33,24% referente ao Piso Salarial Profissional Nacional/2022, pois o percentual dos 18%, que foram parcelados em três vezes, são referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020”, destacou Márcia Abdala.
Ainda de acordo com a presidente do SINPMA, na sexta-feira o Sindicato protocolou na Secretaria Municipal de Educação uma Declaração Administrativa para cessar o assédio aos professores e registrou um Boletim de Ocorrência contra as ameaças e os assédios sofridos pelos professores na última semana. “Estamos trabalhando num Mandado de Segurança Preventivo, para que o ponto do professor não seja cortado. Hoje não é um dia letivo. O professor cumpriu seu horário no Ato do Dia “D” da Educação, dia de luta, por dignidade, por condições de trabalho, pelo Piso Salarial”, afirmou a presidente do SINPMA.
Dentre as demais reivindicações estão:
– Reestabelecimento do diálogo, entre a Prefeitura e a categoria;
– Limpeza das unidades de ensino, terceirizada sem pagamento;
– Segurança nas Unidades de Ensino;
– Aumento do atendimento especializado aos estudantes com necessidades especiais sem vagas;
– Resolver o problema de déficit de professores, cuidadores e auxiliares de educação;
– Construção de CMEI’s e escolas;
– Progressões Verticais – Aumentar o quantitativo de vagas de P4 e P5;
– Pagamento das Aulas de reposição/2020, aos novos concursados e licenciados.
REUNIÃO
Durante o movimento, a Administração Municipal convidou a presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, para participar de uma reunião nas dependências da Prefeitura. A reunião foi realizada pelo Assessor Parlamentar, Nelson Gomes, acompanhado pelo vereador Profº Marcos Carvalho e mais dois diretores do SINPMA.
“O assessor se comprometeu a ser o interlocutor de uma agenda com o prefeito, para que a gente possa estar discorrendo sobre essa pauta e ficou de nos dar uma resposta hoje ou mais tardar amanhã, sobre uma agenda com o prefeito”, explicou a profª Márcia Abdala.
ASSEMBLEIA
O SINPMA agendou uma Assembleia na próxima terça-feira (17/05), às 17 horas, na Praça Abílio Wolney (Antiga Praça do Ancião / em frente à Prefeitura), para a categoria avaliar essas primeiras conversas com a Administração Municipal e quais serão os próximos rumos que serão traçados para a Agenda de Luta.
Anápolis, 09 de maio de 2022.
#SINPMA