Na tarde desta segunda-feira (10/05), a diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA) se reuniu com a secretária de Governo e Recursos Humanos, Raquel Antonelli.
Na pauta, a presidente do SINPMA, profª Márcia Abdala, solicitou a resposta de dois ofícios encaminhados à secretária em outubro e novembro/2019 e também abordou quanto ao escalonamento da equipe gestora, progressões e o reajuste salarial.
No primeiro ofício encaminhado, trata sobre a carga horária dos professores que exercem as funções de gestores escolares, coordenadores técnicos, pedagógicos e gerais que cumpram sua jornada de trabalho por hora-aula e não por hora-relógio como está acontecendo.
“Todos os professores da Rede Municipal, inclusive gestores e coordenadores, seguem o mesmo regime e são regidos pela mesma Legislação, portanto, não há que se fazer distinção entre eles. Os gestores escolares, coordenadores técnicos, gerais e pedagógicos de Anápolis devem trabalhar com a jornada de trabalho de hora-aula de 50 minutos”, explicou Márcia Abdala.
No segundo ofício, o SINPMA requer a concessão da aposentadoria especial para os professores que exerceram as funções de coordenadores técnicos e gerais. No documento, solicita que os autos sejam analisados em conformidade com a Lei e também quanto às decisões judiciais sobre o assunto.
Ainda durante a reunião, a presidente do SINPMA argumentou que os professores da rede municipal ainda não foram imunizados e que existe um caos na saúde pública frente à esta pandemia e que permitir que a equipe gestora e os servidores administrativos voltem para as unidades escolares, neste momento, é colocar em risco a saúde de centenas de servidores e seus familiares de forma desnecessária.
“Pontuei sobre uma pesquisa recente que li quanto ao trabalho remoto: aumenta a produtividade; redução do stress no ambiente de trabalho; reduz custos para o empregador; melhora o engajamento da equipe; reduz o contágio e entre outros aspectos. Nosso objetivo é preservar a vida dos professores. A secretária ficou de responder as pendências (progressões / reajuste) e também quanto ao escalonamento. Segundo ela, a matriz de risco da cidade está em nível leve e ela está baseando as suas decisões acompanhando o parecer da secretaria municipal de Saúde”, afirmou Márcia Abdala.
Anápolis, 10 de maio de 2021.
#SINPMA