NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA), em nome da categoria, manifesta seu mais veemente repúdio sobre a postagem feita pelo servidor comissionado da Prefeitura Municipal de Anápolis, Adriano Garcez, realizada na última terça-feira (18/02), quando tirou “print” da postagem no perfil, em uma rede social, de uma das professoras Rede Municipal que estavam apenas almoçando após uma manhã cheia de luta e fez montagens pejorativas e com menções indecorosas, com o objetivo claro de humilhar e denegrir a imagem das cinco professoras, pois estavam simplesmente em seus horários de almoço.

A postagem das cinco professoras almoçando foi publicada às 12h52, em um restaurante da cidade, após a participação delas no movimento intitulado “Dia D da Educação”, que inclusive contou com a presença de cerca de mil professores e a categoria reivindicava o que lhes é garantido por Lei: Piso Salarial / Data-Base.

Tal menção pejorativa do citado servidor não compromete em nada nosso movimento, tão pouco conseguirá diminuir a imagem das professoras, como profissionais, nem como mulheres que exerciam seu direito de almoçarem e fazerem o que quiserem em seus horários de almoço, afinal, ainda moramos em um país livre e democrático.

O SINPMA esclarece que ao expor a imagem das professoras, sem consentimento das mesmas, o servidor comete crime de direito de imagem, o qual fere o Código Civil. Além disso, ele comete os crimes de injúria e difamação.

Durante a reunião com o Chefe do Executivo, realizada na tarde de quarta-feira (19/02), a presidente do SINPMA exigiu a exoneração do servidor por ter feito essas menções contra as professoras e o Prefeito informou que o mesmo já não faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Anápolis.

O SINPMA se solidariza com as professoras envolvidas neste episódio lamentável e se coloca à disposição no que precisarem, tanto com apoio jurídico, quanto com apoio de sororidade, com empatia e companheirismo da categoria.

Nenhum de nós e tão forte como todos nós juntos!

#SINPMA