PARALISAÇÃO MARCA O DIA DE LUTA POR VÁRIAS PAUTAS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

PARALISAÇÃO MARCA O DIA DE LUTA POR VÁRIAS PAUTAS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

O Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (SINPMA) juntamente com os demais sindicatos: SindiAnápolis, SINTEEA e SindSaúde realizarão o Dia D B – Ato pela Data-Base nesta terça-feira (20/02), às 8 horas, no Centro Administrativo. Além da pauta central do movimento, o SINPMA também irá levar para o movimento várias pautas que regem a educação municipal.

Segundo a presidente do SINPMA, prof.ª Márcia Abdala, o movimento é totalmente legal e os órgãos competentes foram comunicados em tempo hábil sobre a paralisação.

“Temos uma defasagem do piso salarial acumulada dos anos anteriores, considerando que em 2022 não houve negociação do piso e mesmo com a possibilidade da concessão do percentual de 4,62%, que está previsto ser votado essa semana na Câmara Municipal, temos uma defasagem acumulada de 35,57%. Na tentativa de recuperar esse índice, reivindicamos 9,87% para esse ano”, explicou Abdala.

Ainda de acordo com a prof.ª Márcia Abdala, a paralisação tratará de várias demandas urgentes da educação como:
– A falta de merenda é uma realidade nas unidades.
– Os livros didáticos e os kits escolares / uniformes que não chegam para os estudantes, começa o ano letivo, mas não há planejamento para que esses itens sejam entregues aos estudantes.
– O ponto eletrônico que não registra os pontos dos professores.
– As reformas das unidades escolares que não acompanham o calendário escolar e comprometem o ano letivo dos estudantes. – Outro grande problema é quanto aos déficits de professores, cuidadores, auxiliares de serviços gerais e vigias.
– O chamamento do concurso público e muito mais.

Quanto ao parecer, amplamente divulgado pela Prefeitura no fim da tarde desta segunda-feira (19/02), a presidente do SINPMA esclarece: “sobre a questão de legalidade, quem diz se um movimento é ilegal ou não, não é o Procurador do Município, é o Juiz. O que foi divulgado foi uma Notificação Extrajudicial. A prefeitura está fazendo o seu papel, coagindo as categorias para impedir o movimento. Aguardamos todos vocês amanhã (20/02), às 8 horas, no Centro Administrativo, afinal nossa pauta é extensa de reivindicações”.

Anápolis, 19 de fevereiro de 2024.

#SINPMA20Anos