A diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (SINPMA) participou na última terça-feira (14/11) da Conferência Nacional de Educação (CONAE /2024), Etapa Intermunicipal Anápolis, no auditório da Universidade Estadual de Goiás. A atividade contou com a presença de 20 municípios e cerca de 300 profissionais de educação que, ao longo do dia, participaram de grupos de discussão divididos em sete eixos temáticos, com o objetivo de discutir o Documento Referência com as diretrizes para elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), compreendendo os próximos 10 anos, no período de 2024-2034.
De acordo com a presidente do SINPMA, prof. ª Márcia Abdala, as etapas intermunicipais deveriam ocorrer entre os dias 23 e 29 de outubro em todo o Brasil, organizadas e coordenadas pelos Fóruns Municipais de Educação, seguindo as orientações do Ministério da Educação.
“Em Anápolis apesar de termos uma Lei de 2015, que institui o Fórum Municipal de Educação (FME) o qual, até o momento, não foi implantado, apesar dos nossos incansáveis esforços em cobrar do secretário municipal de Educação, para a sua implantação. Como não temos FME, uma comissão local de organização da Conferência deveria ter sido no mínimo constituída pelo atual Conselho Municipal de Educação, o que também não aconteceu. Mesmo diante de todas essas intercorrências, a Etapa Intermunicipal aconteceu”, criticou Abdala.
Para a presidente do SINPMA, pensar em uma educação pública de qualidade, está diretamente ligado às políticas públicas que contemplam vários aspectos, entre eles: investimento, valorização e formação profissional.
“Nós enquanto Sindicato, defendemos a valorização profissional da categoria, bem como seu bem-estar e condições para que seja possível realizar o seu trabalho com dignidade e respeito, sem esquecer de buscar sempre pela qualificação e aprimoramento profissional, contribuindo diretamente na qualidade do ensino de nossos estudantes”, destacou a presidente.
Ainda segundo Abdala, foram disponibilizadas 326 vagas de delegados, das quais apenas cerca de 100 vagas foram preenchidas.
“Infelizmente uma representação muito aquém da relevância do evento, que é o pensar e discutir a Educação que queremos para a próxima década. Agora, participaremos ativamente dos debates na próxima etapa que será a nível estadual no fim do mês de novembro”, enfatizou prof. ª Márcia Abdala.
#SINPMA
#SINPMA20Anos